<<<<<  voltar

Atletas que fizeram história na superação

24.09.2024

O esporte é palco de grandes feitos e superação. Histórias de atletas que desafiam limites e conquistam o impossível inspiram e motivam milhões de pessoas ao redor do mundo. Neste primeiro artigo da série “Atletas que fizeram história na superação”, apresentamos três exemplos de resiliência e força de vontade que marcaram o esporte brasileiro em Olimpíadas: Rebeca Andrade, Mayra Aguiar e Diego Hypollito.

Rebeca Andrade

A ginasta que encantou o Brasil com sua performance histórica e conquista de seis medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 carrega uma trajetória de superação. Em 2020, quando se preparava para as Olimpíadas de Tóquio, Rebeca se recuperou de três cirurgias no ligamento cruzado anterior do joelho, a última a apenas um mês do início do evento.

Naquele ano, sua perseverança a levou ao pódio duas vezes: ouro no salto e prata no individual geral, consagrando-se a primeira campeã olímpica da ginástica artística feminina brasileira.

Mayra Aguiar

A judoca gaúcha é um exemplo de persistência. Com sete cirurgias na carreira até 2020, Mayra não se intimidou e retornou aos tatames em grande estilo. Em Tóquio, conquistou seu terceiro bronze olímpico consecutivo, um feito inédito para mulheres brasileiras em esportes individuais.

Sua história demonstra que as maiores vitórias podem surgir após grandes dificuldades.

Diego Hypollito

O ginasta era o atual bicampeão mundial do solo quando chegou a Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008. Favorito, na final, caiu sentado e ficou sem medalha. Sua queda virou piada, Hypolito foi acusado de amarelar.

Em 2012, uma nova chance. Já não tão favorito, vinha de um bronze no Mundial do ano anterior. Novamente caiu e não foi sequer à final. Mais críticas, mais piadas.

Quatro anos depois, chegou ao Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos de 2016, veterano e sem favoritismo. Surpreendeu com uma excelente apresentação que lhe valeu a medalha de prata, deixando para trás todo sofrimento esportivo e também pessoal, uma vez que revelou, anos mais tarde, ter sofrido abuso na infância.

Inspiração para todos

As histórias de Rebeca, Mayra e Diego demonstram que o sucesso é resultado de perseverança, trabalho duro e capacidade de superar obstáculos. Seja no esporte ou na vida, seus exemplos servem como inspiração para todos que buscam alcançar seus objetivos.

Continue acompanhando a série “Atletas que fizeram história na superação” para conhecer outras histórias inspiradoras do mundo dos esportes.

Fonte: Vieira S. Olympics.com [Internet]. Volta por cima: atletas brasileiros que superaram lesões graves e conquistaram medalhas Olímpicas; 9 abr 2023 [citado 22 agosto 2024]. Disponível em: https://olympics.com/pt/noticias/atletas-brasileiros-que-superaram-lesoes-graves-conquistaram-medalhas